segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Domingo, 26 km: o bicho pegou!

Como programado na planilha, teria que percorrer 26 km em terreno plano, a fim de tentar reproduzir, em parte, a situação que se dará em Rio Grande, afinal, a supermaratona é quase totalmente plana. Dessa forma, o segredo é desenvolver um ritmo constante em todo o percurso e isso deve ser treinado.
O clima em Curitiba estava ótimo para uma corridinha, céu meio nublado, temperatura de aproximadamente 20º C.
O local escolhido para o treino foi o belo Parque Barigui.


Tinha tudo para ser um treino duro, porém tranquilo, pois a solicitação era de ritmo entre 3’35’’ e 3’45’’/km.
Ocorre que, há duas semanas, estou treinando diariamente – não tive um dia de folga sequer – e o cansaço muscular pegou mesmo. Era difícil levantar as pernas a cada passada. Mas lá fui eu.


Para atingir a quilometragem do treino, eram necessárias 7,95 voltas na ciclovia do parque.
A cada volta, me arrebatava uma grande vontade de parar, de dar uma respirada e o tempo por volta ia aumentando. Foi uma guerra mesmo!
Minha fiel companheira de todas as horas, a Vivi, estava no apoio, me entregando água a cada volta e gel a cada 10 km. Foi uma grande motivação para que não desistisse também.
Outra fonte de energia reserva, além do gel de carboidrato e da presença da minha adorável parceira, foi a autossugestão. Procurei mentalizar, a todo momento, que teria de suportar o treino, mesmo com ritmo aquém do projetado – em alguns pontos cheguei a correr a 4’/km –, pois tenho como alvo uma prova de 50 km e, apesar do cansaço acumulado, era mister que finalizasse o percurso. Precisei travar uma verdadeira batalha entre corpo e mente.


Também procurei lembrar que, em momentos de grande superação em treinos, é conquistado importante condicionamento na preparação física e psicológica para a prova.
Por fim, graças a Deus e também ao apoio recebido, completei o treino em 1h36min34s, ritmo médio de 3'42"/km.
E mais um importante passo foi dado. Não tem sido fácil, mas quem disse que seria.
Foi mais um belo dia no Parque Barigui com temperos de sofrimento, superação e belezas naturais.


Vamos em frente, a caminhada prossegue.
Beijos, minha linda.

2 comentários:

  1. Aha!! Já estava me perguntando onde andava esse corredor. Muito bom.
    Do jeito que você escreve, fica até parecendo fácil, só um pouquinho doído, esses 26km em ritmo de campeâo de Maratona...
    Sinceramente, se eu tivesse uma fiel escudeira como você, ( e o físico igual ) corria o mesmo. Hihi.
    Parabéns.
    Bom 2010!!! Mas fica ligado, que nesse ritmozinho que vais, nem vais ver passar.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir