segunda-feira, 9 de junho de 2014

Descobri que te amo demais


Com a inspiração do Zeca, encontrei o início e a essência da felicidade. Descobri que amo demais a Deus e aos meus filhos. Amo demais a vida, um novo amanhecer, sempre uma nova oportunidade. Amo demais viver a corrida da vida ao lado do meu amor, minha linda esposa, companheira de todas as horas. Descobri que amo demais encontrar amigos verdadeiros, que abrem mão do seu tempo, que abrem as portas da sua casa e do seu coração para receber novas amizades. Descobri tudo isso correndo, olhando para o lado, lá pelo quilômetro 76, num trecho íngreme da famosa subida da Barragem do Lago Paranoá, quando estava quase esmorecendo, exausto, intercalando caminhadas rápidas com trotes curtos, sem me permitir, contudo, desistir ou mesmo imaginar parar.


Era só olhar a expressão de fé, de confiança e de garra do meu novo e incansável amigo Paulo Sergio para me manter na luta. Voltando o olhar para trás, vi todos os quilômetros em que ele esteve ao meu lado, desde antes da primeira passada, com sua superbike, com os providenciais géis, água, Coca-Cola gelada, bisnaguinhas, frutas, água de coco, jujubas da Gabi e palavras de apoio.


Ninguém vence sozinho, é certo! Além do Paulo, estavam comigo a querida Gabi, registrando tudo com sua câmera fotográfica; a Soraya, guiando com maestria o carro de apoio e correndo nos postos e mercados próximos para comprar mais água, gelo e lanches para todos; e, como sempre, minha linda Vivi, separando e organizando a suplementação, os alimentos, as bebidas, me puxando nas trilhas e subidas. Todos eles passando motivação com gritos de incentivo a cada momento.


Tenho certeza de que vencemos. A corrida foi dura. Os primeiros 50 quilômetros da Volta do Lago são ótimos, o percurso é favorável e o sol apenas começa a se animar. Optei por uma estratégia ousada, fechando um pouco mais rápido do que programado essa parte da ultramaratona. Alguns atletas puxaram um ritmo forte no início, porém, na dúvida, sem saber exatamente se iriam suportar aquele pace ou quebrar, procurei não deixá-los abrir muita vantagem. Foi nesse momento que errei ao basear minha prova no desempenho de outros. Em qualquer competição (e numa ultramaratona mais ainda), é fundamental correr o que foi treinado. Apesar dos apelos do Paulo e da Vivi, não segui essa estratégia e acabei correndo mais forte do que deveria, o que me foi cobrado depois. Na segunda parte da prova, com o sol a pino e a altimetria castigante (que inclui trilhas complicadas e aclives acentuados), além da estafa muscular que me torturou, meu ritmo caiu muito. Os que haviam saído na liderança não completaram a prova e os três primeiros colocados vieram de trás. Ainda assim, apesar da queda brusca no rendimento, cruzei a faixa em quarto lugar, com um bom tempo.


É muito bom ser o primeiro a chegar, mas, também, é muito bom apenas chegar. A ultramaratona Volta do Lago Caixa é uma prova bastante difícil. Seus 100 quilômetros reservam surpresas. Afirmo, sem titubear, não teria completado a prova sem os anjos que me apoiaram em cada quilômetro.


Certamente, vencemos a prova, vencemos o cansaço, a vontade de parar e as dores. Vencemos ao concluir, assim como são vencedores todos, do primeiro ao último a cruzar a linha de chegada.
Cada aventura tem sua história. Nesta, descobri que amo demais correr, fazer amigos e viver mais uma grande emoção. Ficou, porém, um gostinho de quero mais. Quero melhorar e, portanto, já começaram os treinos para a Volta do Lago Caixa 2015. Se meu time me aguentar, novamente, estarei lá; sem eles, nem começo.
Beijos, minha linda.


Meu agradecimento especial ao patrocinador máster (Território Mountain) e aos apoiadores que também fizeram meu sonho se tornar realidade (TRC, Fit Premium e Nutriscience Fisio SportNutrition).

http://www.territorioonline.com.br
http://www.trcbrasil.com
http://www.fitpremium.com.br/unidades/batel
http://www.fisio-sportnutrition.com.br


Crédito das fotos: 1 e 5 (Paulo Sergio Costa); 2, 3 e 4 (Henrique Jacob); 6 (Corre pra foto).

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo desempenho, pela forçade vontande e principalmente pelo sentimento unico, a gratidao. 2015 esta ai e os frutos de uma boa arvore serao colhidos.

    ResponderExcluir