segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Missão cumprida


Outros 50 km finalizados com sucesso!
A prova em Rio Grande teve elevado grau de dificuldade. O calor e a alta umidade do ar prejudicaram o rendimento dos participantes. Esse detalhe pode ser comprovado no tempo de prova dos atletas, se comparado ao do ano anterior, e também pelo significativo número de desistentes. Foram 266 inscritos e apenas 176 concluintes.
Com relação ao meu rendimento em particular, testifico que treinos não faltaram, porém, como foram realizados, em sua maioria, pela manhã ou no final da tarde e, muitas vezes, sob chuva, não consegui atingir uma preparação adequada nas condições em que a prova foi disputada, com calor de aproximadamente 29º C e grande dificuldade para resfriamento do corpo.
Por volta do km 12, percebi que as circunstâncias da corrida seriam bastante adversas, então, reduzi o ritmo para seguir até o final, e consegui!
O pace não ficou nem próximo do que foi planejado e treinado, porém, cada prova tem sua história e, nesta, a vitória consistiu em concluí-la.
Muitas vezes, somos obrigados a mudar a estratégia traçada para uma competição durante o seu próprio desenvolvimento, para se adequar às condições que se apresentam, e foi o que aconteceu na XVII Supermaratona Cidade do Rio Grande.
Apesar do tempo alto na prova, fiquei satisfeito por tê-la finalizado.
Foi uma batalha, quilômetro a quilômetro, mas deu tudo certo.


No meio do percurso, pensei até em não treinar mais para maratonas, que era uma loucura, no entanto, ao final, meu pensamento mudou: está lançado um novo desafio, para que, em 2011, o resultado seja melhor.
Em vários momentos, me lembrei de toda a torcida e dos pensamentos positivos dos amigos que acompanham a minha história. Tudo isso me deu forças para seguir e não desanimar.
Os incansáveis Tchê e Vera, sua mãe, fizeram o apoio sob o sol escaldante, indo e vindo, sendo verdadeiros anjos que apareciam sempre com o gelzinho e a água gelada, naquele deserto de retas intermináveis, entre Rio Grande e a Praia do Cassino.
Agradeço a todos, de coração, pelo apoio e a torcida.
Beijos, minha linda.

Lista dos primeiros colocados


6 comentários:

  1. Parabéns pelo resultado!! Atingir objetivos como este é para poucos, e você é um guerreiro!

    ResponderExcluir
  2. Dá-lhe MP e fiel escudeira Vivi.
    Parabéns pela nova vitória na supermaratona, e obrigado por compartilhar com os amadores amantes da corrida as experiências que motivam e ajudam demais no nosso aprendizado da forma como devemos encarar os desafios.
    Parabenzão.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns MP!!! Com as condições do dia, terminar a prova já era uma desafio sem tamanho!
    Parabéns pela sua dedicação nos treinos e pelo desempenho na prova! Como o Alceu disse, foi sim uma grande vitória!
    Abraço!
    André Choma

    ResponderExcluir
  4. Mais um aprendizado para todos, a sabedoria é um dom muito precioso. Talvez se você tivesse caído na tentação de apertar o passo, não tivesse terminado a prova mesmo.
    Amigo, você é nosso orgulho!
    Parabéns pela prova!
    Vivi, a gente sente sua presença muita viva nesse blog e na vida desse rapazinho! Bjks!
    Letícia, Denilson e Felipe

    ResponderExcluir
  5. Oi MP

    Só posso dizer que me orgulho pelo fato de mesmo sendo rápido, dedicado e muito guerreiro, continuas aberto ao aprendizado e a mudanças que proponho.
    Estou aprendendo muito neste processo de organizar a rotina dos teus treinos e á cada prova vejo uma atleta mais forte.
    Parabéns e agoraaaaa, é pensar na frente e no próximo desafio.


    Fabio Tchê

    ResponderExcluir
  6. Parabéns MP!!! Por mais esta vitória e com a sua experiência, aprendemos, que temos que saber o momento de diminuir o ritmo para terminar a prova.
    Abraço.
    Milton Tanaka

    ResponderExcluir