sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Simplesmente corredor


Ele se mostrava um tanto chateado. Este não foi um ano produtivo como os últimos.
"Estou lento", me diz, "como posso correr num ritmo de 3min40s por km?".
Penso eu, "para mim, isso é um sonho amalucado. Quem dera!".
Mas entendo, quem tem 31 minutos e pouquinho como melhor tempo de 10 km e já fez maratonas com pace de 3min26s não pode, sem resistir, aceitar tal ritmo.
Mais uma vez, ele mostra o grande corredor que é. Compreende e acata os sinais do seu corpo. Considera que é hora de fazer uma breve pausa na corrida.
Aparece, então, com uma ideia nova: "vou fazer spinning". Por duas semanas, levanta cedo e segue em busca da endorfina no "pedal".
Mas o spinning restringe demais o horizonte de quem está habituado a rodar a sua cidade em treinos e já queimou o asfalto de muitas outras cidades em corridas memoráveis.
Surge, pois, inesperadamente, a motivação que ele precisava para voltar a correr com a mesma garra de sempre: a seletiva para a Nike SP-Rio 2011.
Lá vai ele para o primeiro desafio, a maior quilometragem em quatro dias.
Começa com doses "suaves" de corrida, 24 km pela manhã, 27 km à tarde no primeiro dia. O quarto e último dia — ou melhor, última noite, para a angústia da amada preocupada — fecha com 75 km rodados! Resultado: 204 km em quatro dias.
No segundo desafio, três luas depois, 25 km em 1h31min30s. No mais leve de todos, o terceiro desafio, 20,5 km em 1h13min24s.
E, para finalizar esta primeira etapa, a seletiva presencial: 28 km divididos em duas baterias, com um intervalo de 30 minutos, no ritmo de 3min39s por km.
Não há outro caminho: primeiro colocado na seletiva nacional para a Nike SP-RJ 2011, integrando a Equipe Ultras.
Assim corre o meu MP.


Dedicação, animação, fé, treinos, treinos e mais treinos árduos para colher os muitos frutos destes quase vinte anos de corrida.
É apenas o início de mais uma conquista. Suas pernas ligeiras ainda trarão muitas outras alegrias para ele — e também para todos os seus fãs.

2 comentários:

  1. Um grande amigo, já era torcedor dele sem conhecer no SP-Rio de 2009; ai uma coincidência de amizade e formar a mesma equipe na Volta da Ilha 2011; um guerreiro, um bom amigo, um professor em cada dúvida que surge no caminho...Parabéns MP continuamos na torcida...

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos a sua torcida! E que a corrida traga sempre muitas alegrias e amizades para todos nós!

    ResponderExcluir